sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Independência: Escritor Joaquim Augusto Bezerra lança livro que conta história da cidade

O ex-prefeito e ex-tabelião, Joaquim Augusto Bezerra, lança hoje (22), na Fundação Senhor Pires, no Município de Independência, às 19horas, o livro "130 anos - Permuta entre Piauí e Ceará". Na obra, ele trata da permuta entre os Estados do Piauí e Ceará, com a troca dos Municípios de Príncipe Imperial (Crateús) e Vila Pelo Sinal (Independência). Foi o início da história do Município de Independência. O livro tem o mérito de divulgar e ampliar conhecimentos históricos sobre a permuta, com uma linguagem agradável e acessível.

"Muitas vezes o conhecimento sobre a história do Município está restrito a documentos e história oral", diz o autor.

A obra também traz um discurso sobre o centenário da permuta e uma teoria acerca da verdadeira história sobre o nome do Município de Independência. O livro responde a pergunta sobre o nome Independência e reproduz uma série de pesquisas e análises documentais sobre a permuta no início do século XIX, em tentativa de entendimento do caráter único sobre a mudança dos municípios piauienses para o Ceará.

O autor Joaquim Augusto Bezerra tem 88 anos e este é o primeiro livro de sua autoria. Mas seu nome está presente em outras obras, lançadas nos últimos dois anos neste Município.
No ano de 2008 foi homenageado com um documentário sobre a sua vida pública pela ONG História Viva, denominado de "Senhor das Águas". E ano passado o livro "Homem de Visão", com sua biografia, pelo autor Ricardo Assis.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©PORTAL DA MANCHETE | Onde o Ceará é notícia. - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo