Iguatu: Estação Ferroviária completará 100 anos
A estação de Iguatu foi inaugurada em 1910 numa cidade original do início do século XIX – Vila da Telha – e que adotou o nome de Iguatu em 1883. Em 19 de outubro de 1910, o jornal O Estado de S. Paulo escrevia: “A ponta dos trilhos da E. F. de Baturité chegou a dois quilômetros da cidade de Iguatu. A estação desta cidade, cujas obras já estão quase concluídas será inaugurada no dia 5 de novembro próximo”.
Um dos principais meio de transporte do século vinte e um dos principais instrumentos da vinda do progresso e do desenvolvimento para Iguatu foi a Estação Ferroviária de Iguatu compondo a Rede de Viação Cearense a linha sul por um século liga Iguatu a todo o estado do Ceará, em virtude disse observando a Estação como um espaço de memória e cultura a Secretaria Municipal da Cultura realizará nessa próxima sexta feira (05/11) uma programação em homenagem aos 100 anos da vinda da estrada de ferro a nossa cidade.
A programação acontecerá no Teatro Municipal Pedro Lima Verde a partir das 14hs com o lançamento da exposição fotográfica 100 TRILHOS que é um conjunto de fotografias da atualidade das margens da estrada de ferro durante todo o seu trecho em Iguatu, objetivando apresentar à cidade a paisagem esquecida por muitos, após o lançamento da Exposição haverá a exibição do documentário 100 TRILHOS, um filme em curta metragem que leva o mesmo nome da exposição como forma de registrar a memória de ex maquinistas e preservar a história da estação, após a exibição terá uma sessão de debates com alunos e pesquisadores levantando pontos principais para a salvaguarda da memória local.
0 comentários:
Postar um comentário