terça-feira, 9 de novembro de 2010

Quixadá: Município sedia fórum sobre Pedagogia

A formação dos professores no contexto contemporâneo, a dimensão pedagógica na formação das profissões, educação, meio ambiente e dilemas urbanos. Esses e mais 32 temas serão discutidos por professores universitários, pesquisadores e profissionais da educação no III Fórum Internacional de Pedagogia (Fiped).

O espaço de discussão será aberto amanhã na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) e seguem até sábado. Segundo os organizadores, o III Fiped contará com mais de dois mil participantes.

De acordo com o diretor da Feclesc e coordenador do III Fiped, Jorge Alberto Rodriguez, o evento constitui-se, também, em um espaço para apresentação das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito da graduação em Pedagogia e demais áreas envolvidas com a educação. O Fórum mantém sua atenção centrada na figura dos graduandos e, por meio das atividades, procurará apresentar aos participantes alternativas de inserção no mundo da pesquisa e da extensão.

Comitivas das universidades estaduais e federais do Piauí, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e da Bahia e representações da Universidade Federal do Ceará, Urca e Fafidam já confirmaram participação. Delegações de El Salvador e de Portugal também entraram na lista.

O professor José Alberto Correia, da Universidade do Porto, em Portugal, fará a palestra de abertura às 19 horas, no ginásio esportivo Governador Gonzaga Mota, ao lado da Feclesc. Conforme o coordenador do Fiped, o espaço é aberto ao público.

A partir do dia 11, os grupos de trabalho se reúnem em três unidades de ensino deste Município, em oficinas e mesas redondas. Os trabalhos prosseguem na sexta-feira. O diretor da Feclesc ainda destaca uma homenagem especial a Aderaldo Ferreira de Araújo, mais conhecido como "Cego Aderaldo".

Segundo o pesquisador João Eudes Costa, autor de estudo sobre Cego Aderaldo, nas andanças pelo Brasil, juntamente com o também poeta Rogaciano Leite, foi aplaudido pelo cantor Sílvio Caldas, que ouviu várias de suas cantorias. Uma das homenagens ao cantador é a estátua, na rodoviária de Quixadá.

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

  ©PORTAL DA MANCHETE | Onde o Ceará é notícia. - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo