Enem: UFC é a universidade federal que oferece mais vagas no País
Entre as instituições de ensino superior que usarão somente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para escolher os novos estudantes, a Universidade Federal do Ceará (UFC) é a que apresenta o maior número de vagas. Serão 5.724 vagas ofertadas para todo o País, distribuídas entre 102 cursos em Fortaleza, Sobral, Quixadá e na região do Cariri. Em seguida, vem a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), com 3.920, e a Rural de Pernambuco (UFRPE), com 3.200.
Os dados foram divulgados na edição de ontem do jornal O Estado de São Paulo. No levantamento, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai servir como vestibular para pelo menos 83 mil vagas em 84 institutos e universidades federais, dos 97 existentes em todo o País. A previsão, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), é que todas essas vagas, no ano que vem, sejam ofertadas no Sisu, dispositivo online criado pelo ministério que seleciona candidatos do Enem para universidades e institutos federais.
Segundo Miguel Franklin, coordenador de planejamento, informação e comunicação da pré-reitoria de graduação da UFC, do total, 4.097 vagas são destinadas para o primeiro semestre de 2011 e 1.627 para a segunda metade do ano. “Mas a gente vai fazer uma só chamada para o início e para o meio do ano”, esclareceu o coordenador.
Franklin garantiu que o número de vagas disponíveis será praticamente o mesmo da época do vestibular tradicional. Haverá mudanças apenas nos cursos que a universidade teve de separar a licenciatura do bacharelado. As vagas que antes eram destinadas a um curso só serão divididas para as duas formações. “É uma orientação do MEC que os cursos sejam separados por grau, porque o Sisu já contempla essa recomendação. Quando a pessoa for escolher, ela vai ter de escolher um dos dois”, orientou. Os cursos de Filosofia, Ciência Biológicas, Ciências Sociais, Geografia e História vão passar pela modificação.
Crescimento
Em relação a este ano, quando o Sisu foi ao ar pela primeira vez, o número de vagas para 2011 aumentou em 30,7%. A previsão do MEC é que sejam ofertadas 83 mil. Este ano, foram oferecidas aproximadamente 63,5 mil. Pelo sistema, todo aluno que participa do Enem usa a nota do exame para fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e pode alterá-las até o fim do período de inscrições.
A inscrição dos estudantes estava inicialmente prevista para começar em 20 de janeiro. No entanto, conforme a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, responsável pelo Sisu, o período de inscrições ainda não está definido.
0 comentários:
Postar um comentário